Noticias

Notícias > Você sabe o que é o GRP? Conheça o projeto que promete revolucionar a gestão financeira e contábil do Estado de Minas Gerais

GRP-Minas - Conheça o projeto que irá revolucionar a gestão financeira e contábil do Estado de Minas Gerais

Eficiência e agilidade nas rotinas organizacionais, operacionalizando recursos e processos corporativos da Gestão Pública de Minas Gerais

Wed Nov 01 11:38:00 BRT 2023

Os processos que compõem as rotinas organizacionais sistematizadas dos órgãos e entidades do Governo de Minas Gerais foram extensamente discutidos, mapeados, inspecionados e aperfeiçoados, a partir do alinhamento e trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). Com isso, foi possível proceder à integração desses processos em uma solução sistêmica única e padronizada, o GRP Minas. Mas, afinal, o que de fato é o GRP Minas?

O GRP Minas é uma solução única e integrada de gestão governamental que substituirá, gradativamente, os sistemas corporativos utilizados por todos os órgãos e entidades do Governo de Minas, a começar pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Estadual (SIAFI-MG), a plataforma utilizada para realizar os registros dos atos e fatos orçamentários, financeiros e patrimoniais da Administração Pública Estadual, e implantado em 1994, através do Decreto nº. 35.304 de 30.12.1993.

O GRP Minas, em sua essência, consiste na padronização, otimização e integração dos processos organizacionais, pela implementação de diversos sistemas de tecnologia da informação, modulares e completamente integrados, capazes de suportar os processos de negócio corporativos do Estado.

O escopo, a dimensão e alcance do projeto, além do conceito de integrações sistêmicas, reforçam a importância de cada processo, seus respectivos prazos, responsabilidades, benefícios esperados, pontos de interseção, e sobretudo, a sua adequação ao modelo de dados e segurança das informações, em conformidade com as diretrizes e legislações vigentes.

Em busca de qualificar ainda mais o registro e controle das finanças públicas e a geração de resultados esperados, essa solução está fundamentalmente baseada na reestruturação dos processos de negócio do governo, que alimentam uma base de dados operacional e gerencial única, um robusto armazém de dados, garantindo o sincronismo no trabalho das diversas áreas, agilizando o fluxo de informações, assegurando maior integridade e segurança da informação, eliminando retrabalho, e assim reduzindo custos, prazos de execução e mitigando riscos operacionais.

O projeto tem previsão de implantação definitiva a partir do ano de 2025, contando com uma fase de operação assistida por todo ano de 2024.

Para conhecer os módulos do GRP Minas, clique no link a seguir: Módulos do GRP Minas