O GRP-Minas foi concebido com o objetivo de ser uma solução sistêmica única, integrada e padronizada, composta por um conjunto de aplicações e serviços que possibilitem operacionalizar de forma automatizada, os processos corporativos da gestão pública do Estado de Minas Gerais, em substituição e aprimoramento das soluções atualmente adotadas.
O início do projeto de desenvolvimento e implantação do GRP Minas remete ao ano de 2013, quando das primeiras especificações, levantamentos e pesquisas acerca do sistema a ser desenvolvido e seus requisitos.
A partir da primeira contratação, ao final de 2014, pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – Prodemge, o GRP Minas começou a ser, de fato, desenvolvido e estruturado, em seus diversos módulos e integrações.
Desde então, houve o acréscimo de itens aos inicialmente contratados, em decorrência de novas demandas, novos processos de negócios, além de alterações na legislação vigente, a fim de viabilizar a melhor adequação técnica, imprescindível aos objetivos do GRP Minas.
Ao final de 2020, celebrou-se novo contrato com a Prodemge, cujo objeto abarca a hospedagem de sistemas em ambiente dedicado, o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, o suporte técnico, e a produção e manutenção de solução de Business Intelligence (BI), para refino e maiores ajustes ao GRP Minas, já em fase final de desenvolvimento e com diversos módulos entrando em operação assistida junto aos órgãos da Administração e dos Poderes Legislativo e Judiciário.
Atualmente, o projeto está em fase de operação assistida junto aos órgãos a fim de garantir sua maturidade e confiabilidade para implantação em 2025.
Para saber mais sobre o sistema e os módulos do GRP, clique aqui